sábado, 13 de agosto de 2011

MONSTRUOSIDADE X HUMANIDADE

letramento

Sempre gostei de criar teorias. Sempre tenho alguma teoria para argumentar e defender. E, entre as linhas do horizonte, estava eu no diálogo com minha massa cinzenta me veio e seguinte teoria.

Antes das teorias, sempre tem uma indagação, mas essa foi diferente, não teve perguntas. Só uma palavra! Simples palavra!
HUMANIDADE. Esta é palavra.

Cheguei ao entendimento que a humanidade significa a IDADE HUMANA, período humano, ou como bem relata o dicionário Aurélio: Época de vida. Pois bem, Idade é aquele lapso temporal que calculamos para nos colocar ou determinar o tempo, a duração ordinária de vida. No entanto, veio-me vários insight... Temos certeza que estamos ou nos colocamos na idade humana (humanidade)? A resposta é NÂO! Nunca entramos ou estamos infelizmente saindo dela. Ora, diante de tantos egoísmos, egocentrismos individualismos exagerados, extinguiu-se os afetos, as irmandades, estamos cada vez mais longe de todos e pior, estamos distantes de nós mesmo, de nossa idade humana. Perante essa sociedade tão exageradamente precoce, rápida e fadigante estamos esquecendo ou exterminando os co-partícipes de nossas vidas, as crianças estam perdendo o gosto de brincar com os amigos na terra, jogar gude, esconde-esconde, de roda, enfim, de todas essas brincadeiras que nós adultos brincávamos, hoje as crianças brincam, sozinhas, e particularmente não acredito que seja brincadeira, pois brincadeira exige outra pessoa. Os computadores, Ipode, Iphone, vídeo games estão se transformando nas amizades, nos companheiros de todas nossas crianças.

E nossos adolescentes...? Transformaram os amigos em virtualidade. Pasme, hoje beija-se, abraça-se e até transa-se a partir de um clique (não clique aqui, não é um link). Os jovens não sonham e alguns impedem que os que sonham acreditem nos sonhos. Os jovens esqueceram a força que tem, e esqueceram-se dos jovens que lutaram para que os jovens de hoje fossem livres. Não tou contra os sites de relacionamento, apenas acredito que estão sendo mal usados. Prefiro conversar pessoalmente, abraçar e sentir o corpo, não fico grato por pouca coisa, um coraçãozinho no MSN, ou um recado sonoro pelo Orkut, sempre quero algo mais forte, mais carne e osso, mais humano. Não quero sair da idade humana.

Vivemos em uma sociedade de temor, de paúra, de incomunicabilidade, de antissocialidade. As pessoas não participam mais dos problemas dos outros, não se cumprimentam na rua, na pizzaria, no colégio ou nos elevadores, são indiferentes, têm receio. Essa tão propalada sociedade do risco vive um imenso individualismo, ou melhor, um grande egoísmo.

Se não estamos na idade humana (humanidade), em qual idade estamos?

Passamos pela Idade da pedra, Idade do fogo e Idade média, muitas idades. E qual idade alguns ou ate nós mesmo às vezes estamos? Alguns estão, e muitas vezes nós adentramos na IDADE DE MONSTRO, período monstro.E qual da idade que é o antônimo da IDADE HUMANA (HUMANIDADE)? A idade monstro, conhecida como MONSTRUOSIDADE.

Essa idade caracteriza-se pela total aversão ao que é ontologicamente humano.

Egoísmo, guerra, massacre e preconceitos são os pilares dessa idade. Não senti prazer com o sucesso do outro, pensar e sonhar apartadamente, deixar de abraçar quando tem vontade, não dizer o que sente quando a natureza expressa.

Deixar de sorrir, de agradecer, deixar de lado o bom dia, boa tarde e a boa noite. Essa é a idade monstro (MONSTRUOSIDADE) a idade que nós seres agarramos a guerra, a violência e a tolerância zero. Deixamos de lado a honestidade, sinceridade, liberdade, amizades, solidariedade e a ética...

A humanidade cai, e o apogeu da monstruosidade impera.

Somos apenas seres. Sevemos escolher em qual idade permanecer e viver. Escolher se queremos ser: SERES HUMANOS OU SERES MONSTROS.

HUMANIDADE OU MONSTRUOSIDADE?

Escolham bem, nobres grandes seres!

Saudações
Namastê

Nenhum comentário:

Postar um comentário